Seymour Duncan Everything Axe Set

Fala Galera! Nas últimas duas semanas estive intensamente envolvido com um projeto no trabalho e infelizmente não deu tempo de atualizar o blog. Penso que agora pode voltar tudo ao normal.
Desde que comprei a minha Tagima Stratocaster em meados de 2002 sempre “reclamei” da sonoridade muito ardida que ela tinha. A captação não ajudava muito. Não era ruim e se eu falasse que era estaria mentindo até porque os resultados que o meu colega de blog consegue com os singles originais dessa série são incríveis. Tá, não era ruim mas também não me agradava na totalidade. O madeiramento destas guitarras é diferente do madeiramento da Fender. São madeiras nacionais, de grande qualidade. Marupá no corpo e marfim no braço. Sempre senti uma falta grande de presença no som dessas guitarras. Coloquei uma captação ativa da Schaller que mais maqueou o som da madeira do que ajudou. O som limpo era impressionante, mas não deixava a guitarra mostrar os seus atributos. Resolvi radicalizar e pensei até em por humbuckers mas desisti pois não tinha espaço e eu não queria escavar o corpo da guitarra por causa disso. Foi aí que fui atrás dos tão famosos hot rails e começou uma grande pesquisa que acabou topando com esse set aqui:

Seymour Duncan Everything Axe Set
Um set de captadores “humbucker” no formato single coil. Fiquei curioso e resolvi ler o release do produto.
A proposta da marca é oferecer um set equilibrado que não tira o som original da stratocaster, mas adiciona bastante ganho sem ruído. Desisti de ter um set de hot rails pois eram captadores de saída altíssima para o que eu procurava e este set me pareceu mais adequado.
O kit consiste em um  SJBJ-1b JB Jr na ponte, um SDBR-1n Duckbucker para o meio e um  SL59-1n Little ’59 no braço. Essa combinação de braço e ponte foi por anos utilizada por vários guitarristas, até que a marca pensou com calma no assunto e criou o set completo. O duckbucker é um single normal mas com duas bobinas separadas por “lote” de cordas. A construção elimina totalmente ruídos e mantém este captador com um som mais single. Os captadores do braço e ponte são de alta saída, com menos ganho que os hot rails mas ainda assim são bem fortes.
Não podemos esperar um som puro de humbucker uma vez que temos uma limitação física em todo esse processo. Um humbucker é muito maior e pode ter um ganho bem superior, e abrange uma área de vibração de cordas muito maior que um single. Quando coloquei o set na guitarra senti uma diferença boa para os singles e a guitarra não deixou de ter um som de strato. O grande truque do set você nota com distorção e é aí que a guitarra se transforma bastante. No som limpo ela tem mais graves e o som é um pouco mais abafado que com os singles, o que me dá algum trabalho quando troco de guitarra e tenho de mudar toda a equalização no amplificador. Realmente o ruído é zero e o som cristalino.
Conclusão: Para quem quer turbinar a strato para tocar do jazz limpo ao metal ultra saturado, esse é o set de captadores mais versátil que existe no mercado. Comprei, resolveu o meu problema e de quebra deu versatilidade para tocar qualquer estilo musical com a minha strato. Existem outras combinações que podem ser feitas, mas sai sempre mais caro e requer um estudo para ver se vai manter um equilíbrio de volumes e ganhos na guitarra.
Samples:



Anúncios

4 comentários sobre “Seymour Duncan Everything Axe Set

  1. Rapaz, tenho uma Pacifica 012. comprei esse set. só que quando eu fui instalar percebi que a distancia das cordas estavam diferentes dos parafusos da bobina… tem alguma dica ou ajuda pra mim?
    abraço!

    • Olá Will. É normal não ficar 100% alinhado mesmo. Vi esse set em uma fender e também não ficou totalmente. Além dos polos ficarem mais na extremidade do captador, pode ver que eles são feitos com um parafuso bem pequeno, muito menor que um polo de um single. Mas como atuam em conjunto, um acaba compensando o desalinhamento do outro.
      Um abraço!

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s