Tube Baby EFX

Boa noite, camaradas.

Já faz algum tempo que eu não passo pra deixar um pouco mais da minha curta mas aproveitável experiência do mundo das guitarras e acessórios!

Neste post estou trazendo um review sobre um pedal já popular, um excelente mod de vários tube screamers em conjunto cujo resultado é o fantástico frankenstein “Tube Baby” fabricado pela EFX custom effects.

Como vocês podem ver na foto, esse pedal possui 6 diferentes controles para timbragem. Na ordem: Bass (controla os graves), Presence (controla os médios), Gain (controla o ganho), Volume (preciso dizer?), Treble (controla os agudos) e clean (mistura o sinal distorcido ao sinal original da guitarra). Os dois acionamentos são: boost e bypass.

Todos esses controles atuam muito bem para complementar o timbre da sua guitarra ou do seu amplificador. Há adição ou subtração razoável das frequências (controles sensíveis) e o interessante dos tube screamers é trabalhar com uma boa adição de médios, o que garante aquele timbre rasgado ou cortante bastante característico.

O ganho desse pedal não é alto já que a proposta não é ser um pedal de distorção e sim uma espécie de booster. Pense em algo como um leve overdrive que ajuda a dar uma rasgada no som sem alterá-lo bruscamente.

A chave de bypass liga ou desliga o pedal (true-bypass, o que garante que você não perca o timbre original da sua guitarra quando ele estiver desligado) e o boost adiciona alguns decibéis para que você possa destacar o som da sua guitarra em um solo, por exemplo. Nada exorbitante.
Há aqui um detalhe bem bacana que é a mudança da cor do led do vermelho para o verde quando se aciona o boost. Evita confusões e problemas com volume.

Antes de falar sobre algumas funções diferenciadas desse pedal, deixo aqui um exemplo que gravei em uma guitarra Tagima 635 com captação original plugada num Vox Pathfinder 15R (ampli transistorado) com leve adição de delay:

Acho que fica claro o que eu quis dizer com rasgar o som, né?
Aviso ainda que esse pedal funciona de forma ainda mais interessante se usado com amplificadores valvulados, mas acho que já deu pra ter uma idéia, né? Comentem e sejam sinceros. Posso fazer mais samples no futuro!

Bom, reservei esse último espaço para falar do “clean”.
Esse controle é algo bastante particular e mistura o sinal limpo sem a adição de ganho ao sinal distorcido que é ativado pelo controle de Gain.

Enquanto o Clean estiver zerado você tem o tubescreamer funcionando normalmente. Quando você girar o controle para a direita, aos poucos o som distorcido vai sendo misturado ao som limpo até que no final ele assume apenas o som limpo, MAS, com todos os outros controles ativos (só corta o gain). Ou seja, o pedal também pode assumir a função de um equalizador com boost. As vantagens de se usar esse pedal dessa forma é que você pode timbrar outros pedais de uma cadeia com poucas opções de controle ( um pedal com 01 único botão de tone, por exemplo).
Além dessa função inesperada você pode trabalhar nos meios termos, enquanto divide o sinal limpo com o distorcido. No pouco que testei não consegui grandes coisas, mas cada um faz o seu próprio som e vale a pena experimentar!

Mudando do assunto timbrístico, lembro que esse é um pedal de custo muito bom para as suas muitas utilidades e embora possa parecer frágil ele aguenta bem a porrada. A construção é simples, o acabamento também, a fonte é do padrão Boss e ele pode ser ligado através de uma bateria 9V. Considero de um excelente custo benefício.

O único contra que encontrei no meu pedal é que ao testá-lo notei que o aterramento não estava perfeito. Ele produzia um leve ruído que cessava quando eu encostava na carcaça metálica. Com paciência refiz algumas soldas e o problema cessou totalmente. Pode ter sido um caso isolado, ou não. Se acontecer com você, deixe um comentário pedindo uma força pra que te ajudemos a resolver ou fale diretamente com o Eugênio, que é a pessoa que produz esses pedais na EFX e é um cara muito solícito e amigável.

Deixo claro que este post reflete as minhas opiniões pessoais e não foi um post encomendado ou pago. Pra quem se interessou, você pode fazer a sua encomenda através do site:

http://efxpedais.com/loja/produtos/overdrivesedistorcoes/tube-baby/

Um abraço!

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s