Fonte ATX para bancada

Faz um tempão que quero mostrar para a galera uma gambiarra que já me ajudou muito. Basicamente é a adaptação de uma fonte ATX de computador para servir como uma fonte de bancada. Ela pode ser útil para inúmeros testes e também pode ser utilizada como fonte definitiva para alguns equipamentos domésticos e até mesmo para carregar celulares.
Não vou entrar em detalhes sobre as correntes pois vai variar muito da potência da fonte que for utilizar. Mas em resumo… Mesmo as bem baratinhas e fraquinhas dão muito mais corrente do que nós realmente vamos usar. As mais simples conseguem dar 10A nos 12v para ter uma noção. Para o que normalmente usamos no dia-a-dia chega e sobra. Normalmente as fontes de pc têm sempre 3 tensões:
12v, 3,3v e 5v. Todas elas com bastante corrente. Também vem com -12v que não passa de 500mA mas que serve perfeitamente para testar circuitos de pedais com ampops com alimentação negativa. Existem esquemas na internet para modificar o circuito e assim ter tensões mais elevadas. Não recomendo tentar pois as modificações não são muito seguras e a fonte pode em uma falha soltar mais de 30v na saída e aí você queima tudo que estiver ligado nela. As fontes mais antigas necessitam de uma carga resistiva para permanecerem ligadas e os primeiros mods indicavam o uso de um resistor bem grande para isso. Nas fontes novas não é mais necessário e só a ligação correta dos fios faz ela trabalhar direitinho. Vamos ao mod:

A fonte por dentro é bem organizada e não tem muitos fios. A fiarada fica mesmo é para fora e termina nos bornes de conexão de hd e demais dispositivos que um computador precisa. Escolhi a grade traseira da fonte para montar o painel como podem ver na foto.

Para quem chegou até aqui e ficou curioso em como fazer, segue o esquema:

Só quero alertar para uma coisa… Não coloque a mão na fonte se estiver na tomada, nem tente testar ela aberta. Se você não tem conhecimentos para fazer o mod, leve para alguém que tenha. É muito simples fazer, mas o risco sempre existe.
A fonte vem com muitos fios e eu cortei quase tudo. Não tem nenhum fio para fora. Coloquei aqueles dadinhos de parafusos com os leds adaptados. O bacana da fonte é que além de dar três tensões com correntes altas e super estabilizadas, ela também já vem com proteção contra curto que faz ela desligar e assim elimina o uso de fusível.. A maioria das fontes ATX de computador funcionam em qualquer tensão de rede elétrica e são super versáteis por operar em qualquer lugar.

Tudo soldado e organizado bem bonito, é só fechar e testar. Uma fonte assim custa uns 30/50 reais. Para quem quer testar pedais, pode fazer um circuitinho com um regulador de tensão de 9v. Não é o ideal pois 12v é pouco para entrar no regulador, mas para testes é suficiente.

Anúncios

2 comentários sobre “Fonte ATX para bancada

  1. Olá amigo. Eu por segurança aproveitei 4 fios de cada tensão e 4 de terra. São suficientes para quem vai usar a fonte no máximo. É difícil você chegar a usar tanta corrente, mas com 4 fios dá e sobra. O resto você pode tirar com o ferro de solda direto da placa.
    Um abraço
    Francisco

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s