Compartilho com vocês uma solução que encontrei para resolver o problema de falta de espaço para os equipamentos. Sempre tive um misto de quarto+escritório+laboratório. Com o tempo a família de instrumentos foi aumentando e fui comprando suportes de chão. O problema é que foi tomando muito espaço e em alguns momentos a cama já tinha virado refúgio das guitarras.
Além de trancar canto, os acidentes envolvendo os suportes se tornaram frequentes. Foi então que decidi reservar um espaço próprio para as coisas de guitarra e eletrônica que tenho em casa.
Comecei pela escolha do local, o quartinho de tranqueiras do apartamento. Ali ficavam reunidos os restos de mudança, de reformas, coisas da família e objetos de origem desconhecida que ninguém consegue explicar como foram parar lá.
Templo escolhido, tirei tudo o que tinha dentro e iniciei as adaptações para o novo espaço eletrônico-guitarrístico que tanto necessitava. Por ser um espaço minúsculo a única forma de armazenar os instrumentos seria através de suportes de parede. Eu já tinha dois que estavam guardados, mas como iria precisar de mais acabei comprando um suporte para 5 instrumentos.
Esse tipo de suporte é facilmente encontrado em lojas de instrumentos musicais e o valor não passa de 80 reais em média. É possível ajustar o lado e o ângulo em que os instrumentos irão ficar. A dica que dou é alargar os furos do suporte. Inicialmente ele vem com 4mm, achei pouco e utilizei parafusos de 6mm para suportar melhor o peso de várias guitarras. Para quem tem coleção de baixos essa modificação considero obrigatória.
Como o espaço não tem nenhuma janela para a rua e a ideia era armazenar instrumentos musicais, procurei torná-lo o mais hermético possível. Para isso além de um controle da umidade, adicionei um vedador de porta que ajuda na tarefa e ainda impede a sujeira de entrar. Para quem tem animais em casa é muito bom contra os pelos.
Como disse, o tratamento do ambiente é imprescindível ao armazenar instrumentos sensíveis como guitarras e violões. Depois de esvaziar o espaço e instalar os suportes, as paredes foram lavadas e a umidade controlada com um desumidificador durante algumas horas antes de colocar os móveis e instrumentos em seus devidos lugares.
A porta normalmente é sempre esquecida, mas pode ser uma grande aliada para a organização dos cabos.
Para finalizar organizei tudo e coloquei os instrumentos em seus novos lugares.
É o tipo de espaço que não precisa ser grande nem ter isolamento acústico. É para trabalhar e guardar as coisas em segurança. Recomendo!
Fala Franciso, bom dia, eu tenho problema de espaço também!! obrigado!
Fico feliz que tenha sido útil!
Um abraço