TC Electronic – Viscous Vibe

Sempre quis ter um pedal um pedal de “vibe”, mas foi o tipo de efeito que sempre adiei a aquisição graças ao meu vício em overdrives. Cansado dos pedais soltos, montei um pedalboard “definitivo” e antes mesmo de ter todos eles já havia calculado espaço para tudo o que eu queria. Na hora de montar corri atrás do Vibe que me faltava por todos estes anos. Após uma boa dose de pesquisas, o pedal que mais atendia ao leque de sonoridades que eu procurava era o Viscous Vibe da TC Electronic.

vibe

Com quatro ajustes no painel e três modos de efeitos, o pedal vai de um Vibe delicado ao extremo som de Jimi Hendrix. O vibrato é muito macio e profundo. Como a proposta principal do pedal não é ser um Chorus, a função é legal, mas limitada e com poucas possibilidades de ajuste no painel.

O legal do pedal é que vem com a mais nova função “TonePrint” e pode ser ligado por USB ao computador para o usuário criar um ajuste fino e presets que atendam especificamente as necessidades de cada um.

tone

As possibilidades de ajustes são enormes e cada uma muito atuante. Pode-se fazer seus próprios presets e também utilizar os sugeridos no aplicativo, desenvolvidos por guitarristas parceiros da TC.

A única coisa chata é precisar ligar o pedal em um computador, o que permite apenas ajustes em casa. O ideal é ajustar em estúdio, com bom volume, de preferência com a banda junto para dar um destaque legal na Mix. Uma possibilidade é fazer isso com um notebook (mais uma tralha para carregar).

Para quem pode e gosta de efeitos ainda mais destacados, o Viscous Vibe assim como muitos pedais de modulação, vem com entrada e saída Stéreo, o que dá um efeito muito legal de deixar qualquer um tonto.

Para mim hoje a TC Electronic é a Apple das marcas de pedais, procurando sempre o melhor da tecnologia, sem esquecer os conceitos básicos e características que os guitarristas procuram em um equipamento. A construção dos pedais é sempre primorosa, com componentes de grande qualidade e muita robustez no produto final. No Viscous Vibe não poderia ser diferente:

inside

O pedal é todo construído em formato SMD. O bypass da TC já é famoso por ser feito com relés, ser extremamente silencioso (sem click algum), e em alguns efeitos como os de modulção (Incluindo este), quando o pedal é desligado o efeito faz um Fade Out agradável de aproximadamente 2 segundos, evitando uma quebra muito forte no tipo de som da guitarra.

Por ser feito com relés (no caso do Vibe dois por ser Stéreo), o switch que pisamos não é o tradicional DPDT ou 3PDT, e sim um Momentary Switch, que tem um tempo de vida útil muito maior que as chaves comuns. Dura tanto quanto uma tecla de computador, e nunca vi até hoje um dar problema.

Além do True Bypass, você pode escolher se usa ou não um Buffer disponível no pedal que pode ser ligado e desligado através de uma chavinha na parte traseira quando se abre o pedal. Na minha configuração atual já existe outro pedal com buffer então deixei desligado, mas testei em outras oportunidades e é muito bom.

Para quem procura um equipamento moderno, muito bem constrúido, silencioso e que leva muito em conta a qualidade do som da guitarra, os pedais da TC Electronic vão te introduzir a um novo conceito de efeitos para guitarra.

Deixo aqui um sample que gravei do simpático Viscous Vibe:

 

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s