PedalBoard – FruitBoard

Fala gente, quanto tempo! Projetos pessoais e profissionais andam abalando as coisas por aqui, mas não esqueci do blog. Ao menos um alô todo mês eu garanto. Tenho tentado sempre trazer alguma novidade também. Faz um bom tempo que quero um pedalboard para os meus humildes 4 pedais que normalmente utilizo. Não queria aquelas maletas pelo alto custo e peso para transportar. Também não sou muito de pedalboard tipo bag, acho muito frágil e aquilo com o tempo suja e rasga todo o tecido. Resolvi então construir um pedalboard de madeira, algo simples e barato para ter em casa e levar com alguma facilidade para ensaios e até mesmo shows. Antes mesmo de começar grandes pesquisas, bati o olho em um artesanato que tinha em casa que utilizava uma caixa de fruta, daquelas de feira  que você encontra no lixo de qualquer mercadão. Perfeito!

IMG_0087Normalmente estas caixas são feitas em Pinus ou Caixeta. Não recebem nenhum tipo de tratamento mas são resistentes para o transporte de frutas. Assim resolvi iniciar um pequeno projeto que se revelou algo muito bacana. Comecei removendo uma das laterais e fazendo um reforço geral com pregos, já que elas são montadas com grampos e em pouco tempo ficam moles.

IMG_0089

Na segunda foto a lateral já removida, a caixa lixada e com reforço nos pontos principais. Depois o segundo passo é medir o espaço. Deu na medida para os meus pedais:

IMG_0098

Não achei a caixa feia, me agrada o aspecto rústico e simples  mas queria algo mais discreto. Então resolvi unir o útil ao agradável com um revestimento que protege a madeira e escurece trazendo um ar ainda mais rústico e antigo. Outra sugestão além de escurecer é colar um tapete de borracha por baixo e colocar uma chapa fina de madeira em cima para acomodar melhor os pedais. O reforço pode ser feito com pregos e também um pouco de cola para ficar tudo bem forte.

2013-08-17 14.25.57

 

Para ensaios, shows e até mesmo tocar em casa no escuro resolvi colocar uma fita de leds para ajudar na hora das pisadas.

2013-08-17 15.49.52

 

Lembrando que estas fitas são 12v, mas funcionam muito bem ligadas em 9v e iluinam os pedais com a mesma eficiência.

2013-08-18 10.04.51

 

Palavra final:

Solução simples, barata e funcional. Para quem não quer gastar muito e não tem problemas em utilizar algo simples, fica a dica. É claro que para um uso mais profissional as maletas são a melhor opção. O legal da caixa de frutas é que nas laterais tem alças, o que facilita muito para carregar e mudar de lugar. O projeto ainda pode ser montado com um segundo andar para ter muito mais que 4 pedais como no projeto apresentado.

 

 

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s