Marshall MS-2

Um dia lá por meados de 2004 visitei a “oficina” de eletrônica de um amigo e reparei jogado em um canto um pequeno amplificador. Perguntei o que fazia ali. Ele me falou…
“Estragou um potenciômetro mas não encontrei para comprar, se você conseguir arrumar pode ficar com ele.”
Na hora peguei e levei para casa. Onde morávamos na época era muito complicado conseguir potenciômetros, mas nada que uma ligadinha para uns amigos não resolvesse. E assim foi. O amplificadorzinho está até hoje comigo e como está parado resolvi presentear um amigo.
Não sei bem quando a Marshall introduziu este pequeno gadget no mercado, lembrando que já é um filho da tecnologia e é fabricado na china. O amplificador cabe na palma da mão, possui um falante pequeno e uma potência de 1watt. Ele pode ser utilizado com uma bateria 9v ou então com uma fonte de pedais…
O consumo oscila um pouco. No estado ocioso (sem tocar) ele tem um consumo fixo de 20mA, mas quando no volume máximo e em overdrive tocando acordes ele pula pra 200mA. Com uma bateria de boa qualidade você consegue tocar tranquilamente de 3 a 4 horas com ele. Se pegar leve no barulho dura até mais.
Vem com três controles:
Volume, Tone e um botão que desliga, liga e chaveia para o modo overdrive.
É um amplificador muito útil para tocar pela rua ou estudar em casa sem chatear os outros. Ele tem uma saída para fones de ouvido e no geral o equipamento não apresenta ruídos.
Ainda existem outras versões com outras cores, acabamentos e tamanhos, mas o princípio é o mesmo:

O circuito do amplificador é muito simples e lembra o de um pedal básico de overdrive:

O integrado de potência é um KIA6213 muito difícil de achar aqui pelo Brasil. Pelo que pesquisei algumas versões vieram com um LM386 de fácil acesso. Por outro lado é um componente que dura e não queima por qualquer coisa, ainda mais se o amplificador for utilizado na bateria.
Uma das coisas mais legais é o clip que vem na parte de trás para prender na cintura:
 Aqui um detalhe interno:
A placa é de fenolite e todos os itens do painel são soldados direto nela. O modelo simples do amplificador custa em média 45 dólares e é vendido pelo Brasil por +- 200 reais.
Para os entusiastas a turma da internet já soltou mods para turbinar o timbre e melhorar o pequeno brinquedo e você pode encontrar por AQUI.
 O som limpo dele é muito bom e também vem com um overdrive que surpreende. Não é um amplificador profissional e nem é esse o mercado que ele procura atender. Serve para treinar, brincar e descontrair com os amigos. Já vi gente tocando com um em praças, metrôs e a potência é suficiente para atrapalhar qualquer um. Faz mais barulho que um celular no máximo tocando funk… Já pensou?

Para fechar, vale falar que existe ainda um mod para utilizar com caixas externas feitas para amplificadores grandes. Achei um sarro e o resultado é até bem legal:

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s