Danelectro Fab Echo

Hoje vos falo sobre um pedal que me chegou em mãos recentemente e tive a oportunidade de dissecar para colocar aqui. Com controle repeat e mix, o pedal é uma aposta low-cost da Danelectro com uma construção mais simples e estranha que a antiga versão dos pedais da marca.

Na verdade trata-se de uma linha paralela ainda mais barata. Você com um pouco mais de 100 doletas monta um pedalboard com estes aparelhos.
A primeira impressão que tive ao abrir o pedal foi boa:

O conceito interno é o mesmo dos modelos antigos. A única coisa que muda é o sistema de acionamento do bypass que é muito mais frágil e precário. A tampa metálica continua ali só para dar peso ao pedal, aterrar o circuito que é bom, nada. Foi feita uma autêntica engenhoca para ligar o pedal através de um botão para fora do pedal que com um braço interno desce e toca em um switch minúsculo e delicado, ativando assim o circuito:
 O sistema foi calibrado para o botão não descer demais e assim evitar a quebra do switch, mas mesmo assim é muito delicado e não deve ter uma vida útil tão grande. Só tinha visto um switch assim tão delicado nos Ibanez TS5 que também eram de plástico representando uma série de baixo custo da marca.
O pedal é construído com duas placas de dupla face de fenolite. A primeira placa na sua face superior abriga o circuito de bypass e buffer:
A base é igualzinha aos outros pedais com os CMOS 4013 e 4053 para bypass só que em SMD para uma construção compacta. O pedal todo é feito em micro eletrônica e só a parte de baixo das placas possui componentes normais.

Na foto mostra bem os poucos componentes com tamanho tradicional, os jacks e também o switch pequeno que liga o pedal como falei antes.
Após remover a primeira placa me deparei com o coração do circuito que utiliza um PT2399S também SMD.

O PT2399 começou a ser muito utilizado no mundo HandMade após sites como o Tonepad.com publicarem projetos de delays que levavam este componente.
Nos comentários sobre o som já falo melhor sobre o integrado.
Placa removida, visão geral dos potenciômetros, led e mais alguns componentes:

Tirando o fato da caixa ser de plástico o pedal é muito bem feito e organizado por dentro. Não tem nada mal feito nem fio sobrando e está muito bem representado para o valor de mercado. Eu particularmente gosto muito dos pedais da Danelectro e não foi diferente com este.
Som:
Bom…
O pedal como o nome diz é um Echo e não um Delay. A sonoridade é boa, mas bem limitada. Tem uma leve queda para os agudos mas nada que estrague a festa. O som é até bem equilibrado.
Voltando a falar do integrado, ele é muito utilizado para montar delays com até 300ms. Mas o pedal não dá isso, nem de perto e muito menos de longe. Apesar do integrado estar ali e possuir o recurso, ele não é aproveitado, mostrando assim com muita clareza a intenção da marca em vender o modelo apenas como Echo. Se fazem um pedalzinho assim completo deixam de vender os delays turbinados que a marca tem. Cada um pode pensar como achar melhor. Não vejo mal. O objetivo do pedal está cumprido.
Dá para modificar e resolver a questão? Dá sim… Alterando alguns valores de resistores você pode fazer dele um delay bem apresentável. Mas não esqueça que o pedal todo é construído em SMD. Eu não faço isso de jeito nenhum, mesmo que tivesse o equipamento necessário para tal. Vale lembrar que além de ser SMD, a placa é toda em fenolite e para as trilhazinhas irem para o lixo não custa nada. Quem quiser se aventurar fique à vontade, mas ciente dos riscos.

O maior ponto positivo que encontrei no pedal além do tamanho foi o consumo, 30mA. Dá para encarar tranquilamente um show ou um ensaio longo com uma bateria de 9v alcalina. Em qualquer outro pedal de Echo ou Delay a pilha vai para o espaço em questão de minutos, mesmo que você não use os recursos máximos do pedal.
A maior limitação é o tempo curto das repetições, o que faz do pedal uma boa pedida para rockabilly, country e blues. Para quem quer mais recursos o melhor é ir para um delay mesmo. Gosto e indico para quem pensa em simplicidade sem chateação.
Sample:
Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s