Fender Blues Junior IV

Quem der uma procurada pelo blog vai ver que tenho uma longa história com esse modelo de amplificador da Fender que em minha humilde opinião vem melhorando a cada nova versão. Este ano a Fender lançou o modelo IV que conta com muitas novidades que considero fantásticas para um dos modelos de menor custo dentro da gama de valvulados da marca.

Aparentemente as versões especiais (Tweed e edições limitadas coloridas) foram deixadas de lado e o foco foi trazer um único produto que reúne tudo de melhor que o tradicional som “fender” pode oferecer.

Esta versão veio apenas com acabamento preto, com medidas ligeiramente diferentes ao antigo modelo.

Blues Junior III:

Medidas: 40.64 x 45.72 x 23.31 cm
Peso: 14.06 kg

Blues Junior IV:

Medidas: 40.8 x 45.72 x 23.31 cm
Peso: 14.3 kg

Uma diferença para o antigo modelo é que ao menos no exemplar que pude verificar pessoalmente, foi utilizado madeira na construção e não aglomerado.

No visual geral, pouco mudou. A única mudança visual foi o painel com a serigrafia muito mais destacada e knobs brancos que são muito mais fáceis de ver a posição em ambientes com pouca luz como um palco.

b3

Mas as melhores coisas estão por dentro…

Essa nova série já vem de fábrica com um falante Celestion A-Type que casa perfeitamente com esse amplificador. O modelo anterior vinha com um mais genérico e a maioria dos proprietários acabava mudando.

Mas não ficou por aí:

1

De todas as versões essa é a mais robusta. Abandonaram as placas em fenolite que eram muito delicadas, e tanto a placa central como a dos soquetes das válvulas são agora em fibra de vidro. Um problema antigo que se tinha com as de fenolite era o de trilhas soltando por causa do calor das válvulas.

O circuito recebeu uma melhoria significativa na resposta em graves, que antes era um problema e obrigava a fazer alguns mods. O amplificador agora já vem com isso corrigido e soa com grande presença.

3

Outro motivo de reclamações e mods era o bias que vinha muito alto e não trazia benefício algum para o som, só gastava mais as válvulas. A versão IV continua com bias não regulável, mas com um ajuste de operação muito mais baixo. Basicamente a marca adotou o “27k bias mod” que já era conhecido do pessoal que modifica este amplificador.

A função FAT segue igual adicionando overdrive, com um ligeiro incremento de médios nesse novo update.

2

Reverb. Para mim essa foi a maior modificação de todas, e a mais discutível também. O reverb dos modelos anteriores era profundo, bem ao estilo dos grandes amplificadores da Fender. O problema é que quanto mais reverb se adicionava, menos punch o amplificador tinha. O som ia ficando magro demais e perdendo todo o ataque.

Nessa nova versão o reverb é muito mais “raso”, mas em todo o curso do controle o amplificador permanece com a mesma resposta, o mesmo punch. Para muitas pessoas foi um tiro no pé, para o meu estilo de tocar, uma tacada de mestre. De qualquer forma para quem gosta do reverb antigo sempre é possível modificar para ficar como o das versões anteriores. Foi um dos pontos que tocou muito no gosto pessoal. Ou você ama, ou odeia. Na pior das hipóteses pode-se usar um pedal externo de reverb e manter o knob do amp no zero.

Um útimo detalhe que não passa batido foi a gentileza em a partir de agora vir já com o amplificador o footswitch para acionar a função FAT. Muito legal!

foot

Conclusão:

Recomendo! A Fender não mediu esforços para trazer um amplificador muito melhor, muito mais bem construído e com o mesmo preço do modelo anterior. Para quem procura um valvulado pequeno, com um som muito clean esta é uma das melhores opções dentro dos valvulados mais “baratos” que existem no mercado. Indico para todos, mas nunca esqueçam de testar um antes de comprar. Comprar por catálogo continua sendo uma das coisas mais perigosas que se pode fazer ao adquirir instrumentos musicais.

2 comentários sobre “Fender Blues Junior IV

  1. Blues jr com certeza é um dos meus amps favoritos. Essa versao é rara no Brasil ainda, mas fiquei bem curioso de testar depois desse review.

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s