Stratocaster Rewiring

Já fazia um bom tempo que uma das minhas guitarras pedia uma reforma na parte elétrica. Uma guitarra de 2002, que a última vez que lembro foi trocada a chave seletora em 2005 pois a original era muito fraquinha e já tinha entregado a alma ao criador. Como foi por muitos anos a minha única guitarra, nunca abri para cuidar da elétrica dela, confiando sempre aos luthiers por onde ela andou. É verdade que não fizeram um trabalho ruim, mas foram substituindo as coisas que iam estragando assim no escuro. O resultado foi uma elétrica genérica com potenciômetros diferentes entre si, bem como fios de cores e espessuras diferentes. Resumindo, um carnaval.

FullSizeRenderComo se passaram mais de 10 anos e a guitarra em questão também mudou de país, de casa várias vezes, meses atrás abri apenas afrouxando as cordas e colocando um limpa-contato na chave que já dava ruído ao trocar de captadores. Por fim resolvi refazer toda essa bagunça e por tudo novo da minha maneira. Como é possível ver na foto, além da inconsistência de componentes, aparecem pontos brancos parecidos com poeira na parte preta do escudo. São fungos. A umidade tomou conta de tudo e embora não apareça na foto, os potenciômetros e principalmente a chave seletora escureceram muito o metal por causa disso. Retirei tudo e fiz uma limpeza no escudo e também no interior da guitarra. Hoje moro em um lugar onde não sofro com esse problema, então sei que esta reforma vai durar.

Com as peças em mãos comecei a pesquisar a melhor maneira de montar tudo de uma forma caprichada e o mais limpa possível. Foi quando me deparei com um trabalho de elétrica de luxo do Emerson Custom:

emerson

Muito interessante a qualidade das peças e também o capricho na construção. Um kit como o da foto “Plug and Play” custa em média 75 dólares. Como já tinha as peças e não estava disposto a dar nenhum centavo por algo montado me inspirei nesse rico trabalho e o resultado foi muito interessante.

2

Para quem tem interesse em realizar esse procedimento ou apenas estudar, aqui fica o modelo de ligação para Stratocaster que usei:

2001

Anúncios

4 comentários sobre “Stratocaster Rewiring

  1. Oi, tudo bom? Coloca aí quais potenciometros vc colocou, quais os valores (A250, A500, etc) e a marca, qual o capacitor, qual o valor dele (0.22uf?) e qual a marca da chave. Refiz também minha eletrica, porém troquei apenas os potenciometros e o capacitor. Coloquei todos em A500k, mesmo sendo stratocaster, pois queria que o som saisse com mais ganho (abre um pouco os agudos, mas nada que afete muito). Tinha colocado o capacitor em 0.22uf, mas não curti, voltei ao original que estava, mesmo sem conseguir identificar qual é, mas o som era muito bom.

    • Olá Gabriel,
      Este set é de potenciômetros CTS A250K bem tradicionais de stratocaster.
      O capacitor é um Tube Amp Doctor de 22nF. Também concordo que este valor fica curto para strato, prefiro 47nF. Mas na guitarra em questão deu um resultado bacana e ficou assim mesmo.
      A chave que utilizei é uma CRL 5-way U.S.A que você encontra na Stewmac. Para mim é melhor que a chave original que a Fender vende muito mais cara.
      Ainda sobre capacitor. Nas strato sempre usei Poliester, mas recentemente refiz a elétrica de outra guitarra minha e coloquei um cerâmico daqueles grandes e gostei muito do resultado.
      Um abraço!

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s