Lá venho eu mais uma vez com um circuito de buffer. E se depender de mim outros virão no futuro aqui no blog. Um pedal com esta funcionalidade é de todos o que eu mais recomendo ter para garantir um sinal sempre bom, com cabos longos, muitos pedais e sem ruídos. Sempre incentivo até os mais iniciantes a montar um e ver como é legal. Já publiquei aqui no blog dois circuitos de buffer e o que eu trago hoje também é especial.
O Klon Centaur é um dos pedais mais desejados do mundo, chegando aos milhares de dólares por um exemplar original. Mas além de um overdrive fantástico o pedal ficou conhecido por não utilizar um chaveamento true bypass na sua primeira edição e sim um circuito de buffer muito bem conseguido e que é adorado por muitos guitarristas. É cada vez mais comum “masterbuilders” rejeitarem o true bypass e adicionarem pequenos buffers no circuito de bypass. Existem sim desvantagens e é por isso que também os mais modernos recebem uma chave interna para desativar este buffer. Alguns guitarristas já possuem muitos pedais com buffer na cadeia e esta soma começa a ser prejudicial. Outros optam por desligar este recurso pois não casam muito bem com pedais de fuzz. O ideal é utilizar o pedal de fuzz sempre antes dos pedais que tenham buffer em seu sistema de bypass.
Todos os componentes são muito fáceis de encontrar e todo o circuito não passa de uns 5 reais para montar. Por ser tão pequeno, mais vale montar em uma protoboard.
Tinha sobrando em casa uma caixa de alumínio pequena demais para montar um pedal. Muito baixa não cabia um footswitch sem tocar no fundo da caixa. Virou a opção perfeita para este circuito. Adicionei um led que fica sempre ligado e um switch lateral para bypass. O bypass coloquei com o intuito de comparar “com e sem” buffer e também ser possível desativar o buffer se algum pedal de fuzz se estranhar com ele.
Como a intenção foi montar um circuito limpinho e sem perdas, no lugar do TL072 sugerido coloquei um OPA2604 que é um dos “opamps” mais silenciosos que existe.
Não percebi nenhuma diferença audível entre os vários integrados que testei, e quem quiser pode fazer como eu fiz e colocar um suporte para ir trocando quantas vezes quiser sem precisar de soldas.
Até o próximo buffer!
Você precisa fazer login para comentar.