Klon Buffer

Lá venho eu mais uma vez com um circuito de buffer. E se depender de mim outros virão no futuro aqui no blog. Um pedal com esta funcionalidade é de todos o que eu mais recomendo ter para garantir um sinal sempre bom, com cabos longos, muitos pedais e sem ruídos. Sempre incentivo até os mais iniciantes a montar um e ver como é legal. Já publiquei aqui no blog dois circuitos de buffer e o que eu trago hoje também é especial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Klon Centaur é um dos pedais mais desejados do mundo, chegando aos milhares de dólares por um exemplar original. Mas além de um overdrive fantástico o pedal ficou conhecido por não utilizar um chaveamento true bypass na sua primeira edição e sim um circuito de buffer muito bem conseguido e que é adorado por muitos guitarristas. É cada vez mais comum “masterbuilders” rejeitarem o true bypass e adicionarem pequenos buffers no circuito de bypass. Existem sim desvantagens e é por isso que também os mais modernos recebem uma chave interna para desativar este buffer. Alguns guitarristas já possuem muitos pedais com buffer na cadeia e esta soma começa a ser prejudicial. Outros optam por desligar este recurso pois não casam muito bem com pedais de fuzz. O ideal é utilizar o pedal de fuzz sempre antes dos pedais que tenham buffer em seu sistema de bypass.

Buffer_clon

Todos os componentes são muito fáceis de encontrar e todo o circuito não passa de uns 5 reais para montar. Por ser tão pequeno, mais vale montar em uma protoboard.

2015-04-19 16.31.47Tinha sobrando em casa uma caixa de alumínio pequena demais para montar um pedal. Muito baixa não cabia um footswitch sem tocar no fundo da caixa. Virou a opção perfeita para este circuito. Adicionei um led que fica sempre ligado e um switch lateral para bypass. O bypass coloquei com o intuito de comparar “com e sem” buffer e também ser possível desativar o buffer se algum pedal de fuzz se estranhar com ele.

2015-04-18 23.02.59

Como a intenção foi montar um circuito limpinho e sem perdas, no lugar do TL072 sugerido coloquei um OPA2604 que é um dos “opamps” mais silenciosos que existe.

2015-04-18 23.03.07

Não percebi nenhuma diferença audível entre os vários integrados que testei, e quem quiser pode fazer como eu fiz e colocar um suporte para ir trocando quantas vezes quiser sem precisar de soldas.

Até o próximo buffer!

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s