Feliz ano novo para todos, mega atrasado!
No blog sempre frisei a importância de um buffer no caminho do sinal da guitarra. Outro circuito que para mim é indispensável é um bom boost. Pensando nisso resolvi fazer um pedal “frankenstein” para ser o primeiríssimo na cadeia de pedais e suprir em um só aparelho a necessidade de um buffer para evitar perdas de sinal e um boost limpo que vai bem em qualquer equipamento.
Escolhi dois circuitos simples e muito conhecidos por todos. O buffer utilizado em todos os Ibanez Tubescreamer:
E o boost, circuito simples e clássico do Electro Harmonix LPB1:
Como é um pedal para ser utilizado como o primeiro de todos para justamente evitar perdas de sinal, resolvi que não teria bypass, e sim uma comutação entre a saída do buffer e do boost. Então quando o pedal está “desligado”, na verdade está o buffer atuando no sinal:
O circuito apresentado funcionou muito bem e o chaveamento é totalmente silencioso. No esquema está como OUT1 para o buffer e OUT2 para a saída do boost. Um esquema tão simples que não compensa desenhar e fazer uma placa. Uma protoboard é mais que suficiente. Pode ser alimentado sem problemas por uma bateria de 9v que dura meses.
No pedal que montei para mim instalei um led que indica quando o boost está ligado. Quem vê pensa apenas que é um pedal de boost com True Bypass. O resultado não poderia ser melhor. O buffer atua muito bem e a guitarra não perde brilho mesmo utilizando vários pedais na sequência. O boost é limpo e com bastante ganho e empurra bem outros pedais e amplificadores valvulados.
***Atualizado 30-01-2015***
Como disse, não é necessário criar uma placa para o circuito. Mas o meu grande amigo Fábio Luiz desenvolveu um PCI muito legal baseado no esquema que coloquei aqui. Como o potenciômetro é soldado diretamente na placa, elimina o problema de fazer um suporte para ela.
*****Atualização 15/06/2019*****
Como surgiram algumas dúvidas sobre a ligação na chave DPDT, atualizo aqui com um diagrama simples como funciona. Lembrando que o jack de entrada vai ligado diretamente ao in do circuito e apenas é chaveada a saída entre buffer ou boost:
Boa noite, gostei do projeto e quero monta-lo, so não estou conseguindo ver certo a lista de peças, tem como você me envia-la???
Se tiver mais fotos, pode enviar também???
edinhosoudaki@gmail.com
Olá Edson, encaminhei por e-mail!
Bom dia Francisco, te enviei outro email com outra duvida, sobre a ligação dos jacks, alimentação, minha placa esta montada só aguardando o seu retorno para finalizar o projeto, desde já agradeço!!!
Respondi lá pelo e-mail. Um abraço
olá bom dia, gostei muito do seu projeto esta de parabéns, quero fazer um deste, mais não estou conseguindo ver os componentes teria a possibilidade de enviar a lista por email? se puder agradeço. cleberdinis@yahoo.com.br
Olá Cleber. Enviei por e-mail para você. Um abraço
saudações, tudo bem? sou novato nesse meio, tive poucas aulas de eletronica na faculdade mas passei 3 dias tentando fazer um projeto parecido com este, porém vi que tu elaboraste muito melhor do que eu estava fazendo, poderias me mandar por email? grato
rikrdo_cantrell@hotmail.com
Olá Ricardo. Todas as imagens que tenho da construção deste projeto estão neste post. É só salvar. Um abraço
olá amigo não estou conseguindo ver a listagem das peças para comprar e montar esse buffer + boost?
Resistores
1 – 1k
1 – 510k
2 – 10k
2 – 100k
1 – 1M
1 – 390 ohm
Capacitores
1 – 22nF
2 – 100nF
1 – 10uF
Transístores
1 – 2N2904
Pots
1 – 100kA Log
Quais os componentes?
Os componentes estão nos dois esquemas. O esquema de baixo é apenas a junção dos dois.
bom dia
poderia passar os componentes?
carlos.danielcardoso.00@gmail.com
Olá. Os componentes estão marcados nos esquemas. O esquema de baixo é a junção dos dois
Francisco nao entendi o lance do out 1 e 2…..como ficaria na montagem do pedal….me esclareça essa dúvida meu amigo?
Olá Jesu. O projeto tem uma entrada e duas saídas. A saída 1 é do buffer e não altera em nada o sinal da guitarra. A saída 2 tem o boost que te dá mais ganho, ajustando no potenciômetro. A vantagem desse projeto é que o buffer atua no lugar do true bypass impedindo que você tenha deterioração do sinal.
Eu também não entendi onde ligar o out1 e onde liga o out 2….
Tipo em q parte da dpdt eu ligo o out 1 e o out 2….isso q tô na dúvida
Olá. Atualizei agora a publicação com um desenho da ligação da chave. Um abraço
Obrigado pelos esclarecimentos Francisco… só mais um pequeno detalhe que eu queria saber: transistor 2n2904 ou 2n3904??
Para esse projeto é o 2N3904 mesmo. Fica bem bom
boa noite francisco não consigo ver a alimentação? poderia me ajudar?
Olá. A alimentação está na parte superior (lado esquerdo) do esquema onde diz 9v. Um abraço
como vc inseriu o led no circuito???
Como esse esquema só usa metade da chave, a outra metade liga e desliga o LED