Buffer + Boost

Feliz ano novo para todos, mega atrasado!

No blog sempre frisei a importância de um buffer no caminho do sinal da guitarra. Outro circuito que para mim é indispensável é um bom boost. Pensando nisso resolvi fazer um pedal “frankenstein” para ser o primeiríssimo na cadeia de pedais e suprir em um só aparelho a necessidade de um buffer para evitar perdas de sinal e um boost limpo que vai bem em qualquer equipamento.

Escolhi dois circuitos simples e muito conhecidos por todos. O buffer utilizado em todos os Ibanez Tubescreamer:

buffer

 

E o boost, circuito simples e clássico do Electro Harmonix LPB1:

lpb1

 

Como é um pedal para ser utilizado como o primeiro de todos para justamente evitar perdas de sinal, resolvi que não teria bypass, e sim uma comutação entre a saída do buffer e do boost. Então quando o pedal está “desligado”, na verdade está o buffer atuando no sinal:

boostlpb1

 

O circuito apresentado funcionou muito bem e o chaveamento é totalmente silencioso. No esquema está como OUT1 para o buffer e OUT2 para a saída do boost. Um esquema tão simples que não compensa desenhar e fazer uma placa. Uma protoboard é mais que suficiente. Pode ser alimentado sem problemas por uma bateria de 9v que dura meses.

2014-11-21 12.07.14

 

No pedal que montei para mim instalei um led que indica quando o boost está ligado. Quem vê pensa apenas que é um pedal de boost com True Bypass. O resultado não poderia ser melhor. O buffer atua muito bem e a guitarra não perde brilho mesmo utilizando vários pedais na sequência. O boost é limpo e com bastante ganho e empurra bem outros pedais e amplificadores valvulados.

2014-11-21 12.13.22

 ***Atualizado 30-01-2015***

Como disse, não é necessário criar uma placa para o circuito. Mas o meu grande amigo Fábio Luiz desenvolveu um PCI muito legal baseado no esquema que coloquei aqui. Como o potenciômetro é soldado diretamente na placa, elimina o problema de fazer um suporte para ela.

1

2

Anúncios

6 comentários sobre “Buffer + Boost

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s