Módulo ILP

logo

Olá Nobres colegas. Voltando o foco para eletrônica, hoje resolvi falar de um amplificador muito bacana que comprei e quero compartilhar com vocês. Quem quer construir um amplificador sabe que o conceito pré+power é básico. Existem vários esquemas de power com circuitos integrados da série TDA ou LM. Muitos deles equipam a grande maioria dos amplificadores comerciais transistorizados para guitarra. O problema que sempre encontrei nestes amplificadores foi o aquecimento excessivo e a instabilidade nos componentes. Muitos deles quando em volumes altos ou quando aquecem começam a oscilar o volume do nada, e isso é um terror para qualquer guitarrista. Talvez por isso os amplificadores atuais não recebem o devido valor. Antigamente contavam com transístores de potência parrudos que não queimavam com facilidade nem oscilavam ganhos e volumes. Foi pensando nisso que a uns tempos resolvi construir um amplificador transistorizado para mim. Conversando com um amigo guru das eletrônicas falei da minha intenção e ele me disse que durante muitos anos trabalhou com módulos de potência da ILP. São módulos de potência resinados construídos na Inglaterra. Ou seja, o módulo todo é uma coisa só e você não tem acesso aos transístores. Ele não é feito com circuito integrado. É um bloco sólido que inclui dissipador, placa, capacitores de filtro e ponte retificadora. É só plugar no trafo. O mais legal é que cortando uma trilha você tem saída para 4 ou 8 ohms. O diferencial deste para outros módulos comuns é a sonoridade e ausência de ruído.

DSC00426

 

Como podem ver na foto, logo após o dissipador tem uma resina preta que esconde todo o circuito. Depois disso vem a placa em fibra de vidro e os demais componentes. O amplificador já tem esse dissipador corretamente dimensionado e você não precisa se preocupar com aquecimento. Já fiz testes com ele por horas no talo e não saiu do morno.

DSC00427A placa por baixo recebe um acabamento de prata que protege bem o cobre e facilita as soldas.

Como disse, o som é espetacular. Estes powers são projetados para construtores de amplificadores de alta fidelidade. São construídos com X-Fets e projetados para não terem nenhum tipo de ruído. Além de todo o cuidado na construção, os capacitores de filtro são de alto desempenho:

2013-09-08 09.09.02Capacitores Hi-Ripple são bem difíceis de encontrar. O ripple no final da série é desprezível e o amplificador é dos mais silenciosos que já vi. Nem aquele “S” típico ele tem. A taxa de distorção harmônica também é impressionante, 0,005%, enquanto alguns TDA ou LM trabalham em 1%. A resposta de frequência está entre 15Hz – 50kHz, muito além das tradicionais 20Hz – 20kHz praticadas pelo mercado. Além disso ele ainda conta com proteção interna de temperatura e ausência de carga na saída.

O módulo em questão é de 30W e faz muito barulho, mas os modelos são de 20, 30 ,60, 120 e 240w.

Como já deu para perceber, se um módulo desses estragar é impossível arrumar. Sem problemas pois a marca se garante e dá no mínimo 2 anos de garantia em cada módulo. O meu comprei em 2007 e funciona perfeitamente até hoje. É muito difícil dar alguma zica em um produto tão bem feito.

Com o módulo você também pode já pedir o transformador feito especialmente para ele. Eles fazem transformadores toroidais com resina no meio para anular qualquer hipótese de vibração, um luxo!

O conjunto amplificador + transformador custa +- 50 dólares. Mas se você comprar só o módulo fica ainda mais barato.

O amplificador pode ser ligado em qualquer pré. Tanto transistorizado, híbrido ou totalmente valvulado. No próximo post vou passar aqui um pré que casou como uma luva neste power e tem montagem simples e consumo mínimo.

 

 

 

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s