Lojas e Cordas

guitar-strings_01

 

Poderia ser apenas um post falando sobre os preços das cordas, coisa que dispensa comentários. Mas não…

Tenho alguns conhecidos que trabalham em lojas de instrumentos musicais aqui pela cidade. Sempre que procuro algo em especial dou uma ligada ou mando um e-mail para eles, e assim que pinta o que procuro vou dar uma investigada pessoalmente para ver se vale a pena.

Tempos atrás estava procurando uma guitarra que andava bem na pilha para comprar. Rodei algumas lojas e nada. Até que parei na loja onde um conhecido trabalha e disse para ele me avisar quando chegasse algo dentro do que eu procurava. E assim foi. Passadas duas semanas ele me liga e pede que vá conhecer alguns modelos novos que ele tinha por lá. Na falta de tempo acabei indo num sábado pela manhã dar uma olhadinha no que tinha chegado. Pego a guitarra e começo a tocar….

Entendo que ele além de meu “amigo”, é vendedor e precisa garantir o seu. Eu ali tocando e ele solta a seguinte pergunta:

E aí, animal a guitarra, não?

Eu tive que ser sincero…

Não, não sei. Vocês deviam ter vergonha de ter instrumentos que custam milhares de reais com cordas totalmente enferrujadas. Como esperam que alguém consiga realmente sentir o som da guitarra com as cordas nesse estado?

cordas

Ele não me levou a mal pois somos conhecidos faz tempo e se comprometeu a falar com a cúpula da loja e bla bla bla. Isso que é uma das maiores lojas da região…

O custo para por um encordamento novo, mesmo que do mais vagabundo, é extremamente baixo para as lojas. Já basta a exploração que estamos sujeitos pelas lojas na compra de um instrumento importado.

A guitarra em questão custa 650 dólares lá fora. Na referida loja estava por 4650 reais. Por uma guitarra Mexicana… O problema do Brasil não são os altos impostos nem a burocracia da importação, mas sim essa fome descontrolada das lojas em ter lucros estratosféricos que passam dos 300%. E para piorar é um país sem lei. O mercado pode colocar os preços que bem entende e o consumidor que se vire para pagar. Pagar  o preço de um carro por um instrumento que não vale nem a metade do preço de uma lambreta.

E não é só o problema de pegar uma corda enferruajda e não sentir o real som do instrumento, é o perigo chamado ferrugem. A ferrugem se alastra por trastes, saddles e pólos dos captadores. Você compraria uma guitarra de 4 ou 5 mil reais com cordas enferrujadas e com indícios de ferrugem em parafusos ou em outras partes do hardware fixo da guitarra? Certamente que não!

3d

Recomendo a todos que fiquem de olho nisso. Mesmo que entre na loja sem intenção de comprar. Se viu, fale na hora, comente na internet. É preciso acabar com essa máfia que não respeita o músico Brasileiro.

E tenho dito! smile

 

 

Anúncios

O seu comentário aqui

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s