Muito se fala disso por aí, mas resolvi continuar falando. Algumas pessoas me questionaram sobre alguns reviews que faço de pedais e sempre bato na tecla do bypass eletrônico. É difícil no mercado de pedais populares encontrar o tão amado true bypass. Sai mais barato para as empresas gastar com um circuito de acionamento do que em uma única chave. Também a vida útil desse sistema é muito maior já que usam botões de pressão de contato único que duram tanto quanto o botão de um mouse.
Sempre falo no problema dos bypass eletrônicos “comerem” sinal. Isso não é uma constatação minha, é realmente um fato. Também é verdade que muitos pedais com true bypass e descuido na utilização de cabos ruins ou longos também faz perder o sinal. Mas no primeiro caso existem prós e contras muito particulares. Ele tira qualidade do sinal mas mantém este sinal em “boa forma” por várias barreiras e metros de cabo, uma vez que normalmente vem agregado um circuito de buffer. A partir de três pedais a coisa fica mais séria e nota-se claramente ao tocar com som limpo a redução na definição do som, o que nos leva a abrir mais agudos no amplificador e consequentemente puxar só ruído e um som mais metalizado.
Foi pensando nessa conversa que resolvi pegar dois pedais muito tradicionais no mercado e fazer um simples teste. Ligar num osciloscópio e medir o sinal entrando direto no aparelho e depois passando pelo bypass dos pedais. O teste foi feito com um osciloscópio e um gerador de funções.
Os pedais escolhidos foram da BOSS, um SD-1 e um BD-2 e foram ligados com baterias.
Ambos apresentaram o mesmo resultado ligados separadamente ao osciloscópio:
Mesmo o sinal passando por apenas um pedal é nítido o resultado que dá. Perde um pouco mais de força e a onda fica ligeiramente mais “embaçada”, o que ao tocar notamos na definição e brilho do som.
Com os dois pedais ligados em série notamos o começo do grande estrago que pode fazer no nosso som:
Tudo vai depender do uso que você dá para os seus pedais. Tá… Mas e aqueles caras com 10 pedais como se viram? Muitos guitarristas usam na boa muitos pedais e resolvem o problema dividindo em dois ou mais blocos ligados a um a/b box que ao ser acionado faz um true bypass da guitarra diretamente para o amp.
É uma solução simples e barata para o problema e eu recomendo. Não vejo o bypass eletrônico como um vilão ou um bicho de 7 cabeças. Tudo depende do que vamos utilizar no set e fazer um planejamento de como obter o melhor som sem ter dores de cabeça com ruídos e perdas de sinal.